Este projeto pretende promover o sucesso escolar através da aprendizagem de competências de leitura e de escrita nos anos iniciais da escolaridade.
Joana Batalha, investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e docente no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), está a desenvolver o projeto PIPALE, uma intervenção preventiva para promover a aprendizagem da leitura e da escrita no pré-escolar e no primeiro ciclo.
“Estamos a trabalhar diretamente com educadores de infância e com os professores do primeiro e do segundo ano de escolaridade. O nosso trabalho com estes professores é um trabalho muito regular e que tem essencialmente uma componente formação e uma componente de acompanhamento”, explica.
Esta iniciativa pretende dotar os professores de técnicas e ferramentas de avaliação e de ensino que lhes permitam promover o desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças de tenra idade.
Na componente de formação foram acreditadas duas oficinas de formação, ministradas ao longo do ano letivo, e nas quais os professores e educadores de infância participam.
A componente de acompanhamento corresponde a um apoio mais regular e sistemático aos professores, quer na planificação do seu trabalho, como no apoio à elaboração e à produção de material didático, assim como à implementação de atividades em sala de aula.
Este apoio irá permitir uma avaliação mais personalizada e compreensiva das capacidades de cada aluno, tendo como objetivo trabalhar as qualidades e as dificuldades de cada um de forma a promover o seu sucesso escolar.
O projeto PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita é financiado pela Câmara Municipal de Sesimbra.
Saiba mais sobre a investigadora em: CLUNL | NOVA FCSH