linguística,
90 seg

Ep. 1659 Sílvia Araújo – Projeto PortLinguE desenvolve ferramenta de apoio à escrita de artigos académicos e científicos

November 16, 2023

Este projeto usa inteligência artificial para promover a escrita de artigos especializados em língua materna e estrangeira.


Sílvia Araújo, investigadora no Centro de Estudos Humanísticos (CEH) na Escola de Letras, Artes, e Ciências Humanas da Universidade do Minho (UM), participa no projeto PortLinguE com o objetivo de ajudar alunos e investigadores na escrita de artigos académicos e científicos.

O PortLinguE surgiu a partir da necessidade de dar resposta à imensa quantidade de dados científicos disponível em repositórios abertos.

O objetivo principal deste projeto é construir recursos de apoio à literacia académica e às línguas de especialidade, utilizando dados científicos abertos como artigos, dissertações, e teses, depositados em repositórios nacionais e internacionais.

Estes recursos são especialmente benéficos para alunos do ensino superior, investigadores, e outros profissionais que necessitam de lidar com textos académicos complexos.

Para tal, o PortLinguE desenvolveu diversos recursos que estão hoje disponíveis para a comunidade científica, como o OBERTUM, que usa o BERT, um motor de busca da Google baseado em inteligência artificial, que permite extrair informação a partir de uma página web ou de um documento.

Foi também desenvolvido um motor de pesquisa bilingue que utiliza este modelo de inteligência artificial e que pode ser usado por tradutores, lexicógrafos, investigadores, professores, e alunos, como uma ferramenta de apoio à redação especializada em língua materna e estrangeira, ao ensino e aprendizagem de línguas para fins específicos, à análise de discursos de especialidade em diferentes situações comunicativas, e à criação de recursos lexicográficos e terminológicos diversos.

O projeto PortLinguE é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CEHUM

Scroll to top