ciências do mar,
90 seg

Ep. 1187 Catarina Frazão Santos – Projeto OCEANPLAN promove o planeamento sustentável do oceano

November 02, 2021

ep1187_interiorEste projeto pretende desenhar planos sustentáveis que permitam adaptar as diferentes atividades humanas no oceano aos impactos produzidos pelas alterações climáticas.


Catarina Frazão Santos, investigadora e docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e membro do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e da NOVA School of Business and Economics (NOVA SBE), está a desenvolver o projeto OCEANPLAN, uma iniciativa que visa promover o planeamento sustentável do oceano tendo em vista o impacto das alterações climáticas.

Os efeitos das alterações climáticas nos oceanos provocam mudanças nos ecossistemas e nos serviços que estes ecossistemas proporcionam. Por exemplo, a redistribuição de espécies marinhas vai afetar tanto a distribuição como intensidade de atividades como a pesca ou o turismo, e poderão ainda alterar os limites das áreas de conservação.

“Basicamente, as áreas utilizadas pelos humanos vão mudar, vão ser diferentes, e isso vai gerar potencialmente novos conflitos entre os usos, novas pressões ambientais, e questões legais. Pois muitas destas atividades precisam de licenças e de concessões para utilizarem o espaço marinho”, reforça.

No projeto OCEANPLAN estão a ser desenhados planos de ordenamento do espaço marítimo que englobam as alterações provocadas pelas mudanças climáticas. A partir desta informação serão criados modelos de planeamento que permitam promover a adaptação das diferentes atividades humanas no mar e, ao mesmo tempo, mitigar o impacto das alterações climáticas no oceano.

Catarina Frazão Santos salienta que estes planos terão que ser dinâmicas para poderem integrar as alterações à medida que elas ocorrem.

A investigadora considera esta abordagem fundamental para a conservação dos ecossistemas marinhos e para o uso sustentável do oceano.

O projeto OCEANPLAN é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: twitter | Linkedin | Researchgate | Google Scholar | MARE | FCUL | NOVA SBE

Scroll to top