ciências do mar,
90 seg

Ep. 818 Rui Rosa – Grupo de investigação desenvolve modelos experimentais para avaliar o impacto das alterações climáticas nos oceanos

March 25, 2020

ep818_interiorEste grupo está a desenvolver modelos em laboratório para avaliar o impacto do aumento da temperatura, da acidificação e da perda de oxigénio nos ecossistemas marinhos.


Rui Rosa, investigador no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), está neste momento focado na avaliação de impacto da desoxigenação do oceano nos organismos marinhos.

“O oceano está a perder oxigénio, obviamente que também está ligado com o aquecimento porque quanto mais quente a água estiver, menos oxigénio dissolvido está, mas este fenómeno é também intensificado por fenómenos de eutrofização costeira porque há um aumento de nutrientes na zona costeira que promove blooms de algas, estratificação e perda de oxigénio”, conta.

Também as zonas mortas oceânicas, camadas mínimas de oxigénio no meio do oceano têm vindo a aumentar.

“Essas camadas mínimas de oxigénio são zonas oceânicas profundas mas que se estão a expandir e portanto se olharmos para isto tudo vemos que há diferentes focos, há diferentes fatores de stress para os organismos”, reforça.

Para estudar o impacto destes fatores nos organismos marinhos, o grupo de Rui Rosa está a desenvolver modelos em laboratório.

“Começámos a fazê-lo isoladamente porque é mais fácil, mas a tendência é complicarmos os desenhos experimentais para de facto conseguirmos modelar estes três factores, a temperatura, o dióxido de carbono e o oxigénio”, revela.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | Página Pessoal | MARE | FCUL

Scroll to top