educação,
90 seg

Ep. 1400 Maria Helena Araújo e Sá – Projeto A Raia promove a cooperação entre escolas de fronteira em Portugal e Espanha

October 07, 2022

A ideia deste projeto é desenvolver escolas espelho em ambos os lados da fronteira que promovam trocas interculturais entre os alunos e professores destes agrupamentos.


Maria Helena Araújo e Sá, docente na Universidade de Aveiro (UA) e investigadora no CIDTFF – Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, está a desenvolver o projeto A Raia, uma iniciativa que visa promover a cooperação intercultural entre escolas de fronteira em Portugal e Espanha através da formação de professores.

Promovido pela Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) este projeto será desenvolvido em quatro regiões de fronteira entre Portugal e Espanha, nomeadamente Bragança/Zamora, Guarda/Salamanca, Elvas/Badajoz, e Vila Real de Santo António/Huelva.

Neste momento este projeto é essencialmente um projeto de formação de professores, contando já com a participação de cerca de 40 professores destas quatro regiões de fronteira.

Estes professores estão a trabalhar no sentido de construir em conjunto projetos de aprendizagem que serão inseridos nas aprendizagens curriculares e nas propostas curriculares de ambos os países de uma forma transversal.

Maria Helena Araújo e Sá explica que não se tratam de projetos para implementar no reforço do conteúdo de uma disciplina específica, mas sim de projetos que trabalham as aprendizagens no seu todo, naquilo que são as suas finalidades educativas e de construção de uma cidadania crítica e ativa por parte dos alunos.

Nessa perspetiva os professores desenvolvem projetos em conjunto a partir de temáticas que eles consideram que são relevantes para os seus alunos e que, através do desenvolvimento de atividades em ambos os lados da fronteira, permitem aos alunos trabalhar, contactar, e comunicar nas línguas uns dos outros, e aprender a viver na diferença e na pluralidade de cada um.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | UA

Scroll to top