eng. materiais,
90 seg

Ep. 1403 Paula Ferreira – Investigação desenvolve películas para estimular músculos de pacientes com paralisia

October 12, 2022

Estas películas são feitas através de resíduos de cascas de camarão e de crustáceos.


Paula Ferreira, investigadora do CICECO – Instituto de materiais de Aveiro da Universidade de Aveiro (UA), está a desenvolver películas capazes de produzir cargas elétricas para estimular os músculos de pacientes com dificuldades motoras.

Com início em 2017, o objetivo desta investigação foi recuperar um polímero que existe nas cascas de camarão e de crustáceos que se chama quitina. A quitina pode ser convertida em quitosana e servir de base para o desenvolvimento de películas plásticas.

Nesta investigação estas películas estão a ser usadas juntamente com partículas piezoelétricas para criar um material que possa ser colocado sobre a pele e, através de um estímulo mecânico, produzir pequenas cargas que possam ser usadas para estimular os músculos.

Este material pode ser usado, por exemplo, para o tratamento de pessoas que sofram uma pequena paralisia. Ao estimular os músculos desta maneira, estas películas vão evitar que a pessoa perca a sua capacidade motora e fique com limitações de movimento.

“Neste momento temos alguns materiais que estão desenvolvidos e estamos já a testar a capacidade de resposta do material e a sua aplicação, para perceber se conseguimos realmente produzir o estímulo elétrico que queremos”, revela.

A equipa de Paula Ferreira encontra-se atualmente a colaborar com investigadores da Universidade de Tampere, na Finlândia, com o objetivo de avançar brevemente para estudos deste material em pacientes.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UA | CICECO

Scroll to top