artes,
90 seg

Ep. 1413 Fernando Correia – Qual o papel da ilustração científica na comunicação de ciência?

October 26, 2022

A ilustração científica é uma componente essencial da comunicação de ciência que através da imagem ajuda o grande público a assimilar o conhecimento de diferentes ciências.


Fernando Correia, ilustrador científico, docente no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), e coordenador do Laboratório de Ilustração Científica, está atualmente a trabalhar na publicação de um manual de ilustração científica.

“A ilustração científica é uma componente da comunicação de ciência na qual trabalhamos os conteúdos científicos de maneira a transformá-los numa imagem que seja facilmente assimilável pelo grande público, ou por um público mais académico, e mais especializado, e que trabalha e integra diferentes conhecimentos de diferentes ciências”, explica.

As ilustrações científicas são sempre produtos multidisciplinares e transdisciplinares que procuram ir além do contributo individual de cada ciência.

Para além de ser ilustrador científico, Fernando Correia procura também investigar a própria perceção da ilustração científica, a sua história, como esta tem evoluído, e também a criação das convenções sobre a ilustração.

“A ilustração científica tem neste momento quatro ou cinco séculos de maturidade. Já existe muita coisa que foi criada, desde como devemos representar um mamífero, qual a sua pose, por exemplo, mas essencialmente nós queremos renovar essas convenções para os tempos de hoje”, revela.

Nesse sentido, Fernando Correia está atualmente a fazer a revisão de um manual de ilustração científica que será publicado em Espanha até ao final de 2022. O ilustrador espera que este manual seja também editado em Portugal a breve prazo.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | UA

Scroll to top