medicina,
90 seg

Ep. 1420 Hélder Novais e Bastos – Projeto FIBRA-Lung estuda a prevalência da fibrose pulmonar no Grande Porto

November 04, 2022

A fibrose pulmonar é uma família de doenças causadas pela lesão e cicatrização do tecido pulmonar.


Hélder Novais e Bastos, médico pneumologista no Hospital de São João, professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e investigador no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, participa no projeto FIBRA-Lung com o objetivo de estudar a prevalência da fibrose pulmonar na região do Porto e a interação desta doença com o microbioma pulmonar.

O FIBRA-Lung tem como objetivo alargar o conhecimento sobre a fibrose pulmonar, uma doença sem cura em que os tratamentos disponíveis são insuficientes para garantir a estabilidade clínica sustentável dos pacientes.

A ideia passa por estudar a frequência relativa destas doenças na região do Grande Porto e explorar mecanismos patológicos subjacentes ao início e à progressão da fibrose pulmonar.

Esta investigação está a ser abordada por diferentes ângulos através da integração de perfis clínicos, radiológicos, patológicos, e moleculares, incluindo ainda a expressão génica e a caracterização dos microrganismos que residem no trato respiratório, também designado como microbioma pulmonar.

Os participantes do estudo serão monitorizados ao longo de dois anos após o diagnóstico com o objetivo de recolher informação que permita obter uma visão mais profunda sobre as complexas interações entre a genética do indivíduo e os diferentes fatores ambientais, para tentar assim encontrar pontos comuns às várias causas de fibrose pulmonar.

Hélder Novais e Bastos está confiante que os resultados desta investigação abrirão o caminho para a descoberta de biomarcadores fiáveis que permitam prever o percurso da doença, e que suportem novas opções de tratamento eficazes, personalizadas, e seguras para a fibrose pulmonar.

O projeto FIBRA-Lung: Interações hospedeiro-microbioma na busca por biomarcadores de doenças pulmonares intersticiais fibrosantes que regem a aceleração é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | i3S

Scroll to top