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Ep. 1423 Fábio Passos – Projeto SYSTEMIC-RF usa aprendizagem automática para desenvolver circuitos eletrónicos

November 09, 2022

Este projeto está a desenvolver algoritmos de aprendizagem automática capazes de desenhar circuitos otimizados para diferentes aplicações.


Fábio Passos, investigador no Instituto de Telecomunicações (IT) no Instituto Superior Técnico (IST), participa no projeto SYSTEMIC-RF, uma iniciativa que visa usar aprendizagem automática para o desenho e desenvolvimento de circuitos eletrónicos otimizados.

O projeto SYSTEMIC-RF tem como objetivo juntar a electrónica e os algoritmos genéticos criados através de técnicas de aprendizagem automática para ajudar no desenvolvimento de circuitos.

“Todos os algoritmos genéticos são algoritmos evolutivos que com base em alguns parâmetros de entrada conseguem evoluir no sentido de encontrar o caminho mais ótimo. A nossa ideia é aplicar estes algoritmos ao design de circuitos eletrónicos e conseguir automaticamente chegar a um circuito com uma performance otimizada”, conta.

Por exemplo, estes algoritmos poderão ser usados para desenvolver um amplificador capaz de maximizar os seus ganhos e minimizar a potência que consome. Com base nestes parâmetros, os algoritmos genéticos conseguem encontrar o desenho mais ótimo para este amplificador de uma forma mais rápida e eficiente que um humano.

“Recentemente já testámos estes algoritmos e conseguimos fabricar um circuito completamente funcional que enviámos para fábrica e que funcionou sem problemas”, revela.

O objetivo final do SYSTEMIC-RF é ter uma ferramenta capaz de produzir circuitos prontos para enviar para fábrica que precise apenas de um desenhador para controlar os parâmetros de entrada dos algoritmos.

“Desta forma poderemos tornar o processo de desenho do circuito eletrónico bastante mais eficiente”, reforça.

O projeto SYSTEMIC-RF – Automated synthesis methodology for reliable RF integrated circuits é financiado no âmbito de uma bolsa Marie Curie através de fundos do programa europeu Horizonte 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IT

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