tecnologia,
90 seg

Ep. 999 Mário Figueiredo – Laboratório estuda o uso de técnicas de aprendizagem automática para o diagnóstico de doenças através de imagiologia médica

January 07, 2021

ep999_interiorEste laboratório dedica-se ao estudo de sistemas inteligentes e de aprendizagem automática. Um dos focos de investigação é dedicado ao tratamento de imagens de imagiologia médica para análise automática e diagnóstico.​


Mário Figueiredo, professor no Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Instituto de Telecomunicações (IT), coordena o pólo de Lisboa do European Laboratory for Learning & Intelligent Systems (ELLIS), uma rede europeia de laboratórios ligados à área da inteligência artificial, machine learning e aprendizagem automática.

Segundo o investigador, uma das linhas principais deste laboratório é o processamento de biosinais com origem em imagiologia médica. 

“Temos algumas colaborações, por exemplo, com a Fundação Champalimaud na área de imagiologia médica, análise automática de imagens, ressonância magnética, e imagiologia para diagnóstico de anomalias, como tumores”, conta.

A deteção de tumores através de técnicas de machine learning é uma das áreas em maior desenvolvimento.

“Para a deteção de tumores são necessários métodos analíticos complexos. Os humanos são relativamente falíveis neste aspeto, pois são precisos muitos anos para que um humano seja muito bom a detetá-los. No entanto, é possível desenvolver máquinas que através de exemplos de imagens cujo diagnóstico é conhecido, conseguem aprender a fazer diagnósticos que, hoje em dia, em algumas áreas já são tão bons ou até mesmo melhores do que os feitos pelos melhores especialistas”, revela.

Esta tecnologia tem ainda a vantagem de poder funcionar 24 horas seguidas sem a necessidade de parar e sem reduzir o seu desempenho. Mário Figueiredo acredita que as técnicas de aprendizagem automática vão permitir gerar uma grande revolução na área do diagnóstico através de imagiologia médica já na próxima década.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IST | IT

Scroll to top