arquitetura,
90 seg

Ep. 1427 Ricardo Resende – Projeto SECClasS desenvolve sistema para promover a sustentabilidade na construção

November 15, 2022

Esta ferramenta vai permitir otimizar os processos de construção e promover alternativas sustentáveis para a execução de projetos.


Ricardo Resende, investigador no ISTAR – Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias, e Arquitetura do ISCTE-IUL, coordena o projeto SECClasS, uma iniciativa que pretende desenvolver um sistema de classificação de informações sobre construção orientado para a sustentabilidade.

O principal objetivo do SECCLasS é fornecer um conjunto de ferramentas que resultem num sistema de classificação para a construção que permita tirar o maior partido dos novos modelos digitais de construção, os chamados Building Information Modeling (BIM), com foco na sustentabilidade.

Os modelos BIM são desenhados durante o projeto de construção de um edifício, tipicamente usando termos e códigos únicos à equipa e à região onde o projeto é desenhado. Isto pode dificultar a tradução do projeto para equipas internacionais que estejam habituadas a usar códigos e linguagens diferentes dos usados pela equipa original.

Para resolver este problema, este projeto pretende criar uma linguagem estandardizada que funcione com base em códigos descritivos que permitam a qualquer equipa, independentemente da sua língua ou região, usar o projeto sem o ter que traduzir.

Desta forma uma pessoa em Inglaterra, na Austrália, em França, no Japão, ou em Espanha, pode pegar no modelo classificado e pedir, por exemplo, para ver todas as portas, todas as salas de aula, ou todos os blocos operatórios do edifício e, através da descrição, perceber a diferença entre cada elemento.

“Podemos, por exemplo, pegar num hospital modulado e desenhado no Japão e alterar o modelo para pintar de azul todos os blocos operatórios, e de imediato ele mostra-nos o resultado”, explica.

O projeto SECClasS – Sistema de Classificação de Informações sobre Construção optimizado para a Sustentabilidade é financiado pelo programa EEA Grants.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | ISTAR

Scroll to top