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90 seg

Ep. 1432 Teresa Freire – Projeto Ser+ promove a saúde mental de adolescentes entre os 12 e os 18 anos

November 22, 2022

O objetivo deste projeto é promover o desenvolvimento positivo de jovens adolescentes.


Teresa Freire, investigadora no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) e professora na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UM), participa no projeto Ser+, uma iniciativa que pretende elaborar programas de intervenção psicológica em grupo para jovens entre os 12 e os 18 anos.

O projeto Ser+ está dividido em três programas associados a três faixas etárias distintas.

O primeiro é o Desafio Ser+, e é direccionado para jovens entre o sétimo e o oitavo ano de escolaridade. O segundo, Competência Ser+, engloba adolescentes do ensino secundário entre o décimo e o décimo segundo ano, e o terceiro, Decisão Ser+, é destinado a alunos dos dois primeiros anos da Universidade.

Cada programa está estruturado em oito sessões em grupo onde são realizadas várias atividades que visam promover um conjunto de competências socioemocionais consideradas relevantes para o desenvolvimento positivo destes jovens.

Exemplos destas competências são a resolução de problemas, a adaptabilidade, a auto-regulação, a comunicação, o pensamento criativo, o pensamento crítico, e a resiliência.

Cada uma destas competências está sustentada em três pilares fundamentais para a promoção do desenvolvimento positivo que são o sentido de colaboração, o compromisso, e a agência deste jovens, ou seja, a sua capacidade para agir.

“Estes três pilares são fundamentais para o desenvolvimento positivo destes adolescentes”, reforça.

O projeto Ser+ é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UM

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