psicologia,
90 seg

Ep. 1067 Inês Trindade – Psicoterapia reduz sofrimento em mulheres com cancro da mama

April 13, 2021

ep1067_interiorA partir deste projeto foi desenhado um programa de intervenção composto por 8 sessões semanais com o objetivo de ajudar a reduzir o sofrimento e a dor física em mulheres com cancro da mama.


Inês Trindade, investigadora no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra (UC), desenhou o programa Mind, que combina técnicas de mindfulness (atenção plena), aceitação e compaixão, tendo como objetivo promover uma autogestão emocional mais eficaz e, assim, melhorar o funcionamento psicossocial e qualidade de vida de doentes com cancro.

Estudos anteriores demonstraram que mulheres com cancro da mama tendem a apresentar quadros de depressão e de ansiedade clinicamente significativos que poderão não só afetar a sua saúde psicossocial, mas também a sua saúde física, e até o próprio prognóstico da doença.

“Ao mesmo tempo, tínhamos evidências de que as terapias baseadas no mindfulness, ou seja, na atenção plena, e na aceitação, poderiam ter efeitos positivos nesta condição de saúde. Existia também a possibilidade do treino de auto compaixão também ser relevante neste contexto”, explica.

Tendo em conta esta informação, Inês Trindade desenvolveu o programa Mind, combinando três componentes, o mindfulness, a aceitação, e a auto-compaixão numa intervenção em grupo de 8 sessões semanais.

O objetivo deste programa é promover uma relação mais eficaz e saudável com as experiências internas das pacientes, com os seus pensamentos, emoções e sensações físicas.

Os resultados deste estudo demonstraram que o programa aumentou significativamente a saúde psicológica das participantes que fizeram a intervenção.

Inês Trindade alerta contudo que estes dados são ainda iniciais e baseados numa amostra reduzida de participantes.

“Vamos agora realizar um estudo maior através de um ensaio controlado randomizado que irá otimizar o programa Mind e avaliar efetivamente a eficácia deste programa tanto nos indicadores psicológicos como nos indicadores físicos”, revela.

O programa Mind foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UC

Scroll to top