química,
90 seg

Ep. 1442 Américo Alves – Investigação estuda propriedades antimicrobianas de uma nova classe de medicamentos

December 06, 2022

Estes compostos são derivados da penicilina e estão a ser testados como alternativa aos antibióticos convencionais.


Américo Alves, investigador no Centro de Química da Universidade de Coimbra (CQUC), está a estudar as propriedades antimicrobianas de compostos derivados da penicilina que poderão abrir as portas para uma nova geração de medicamentos.

Estes compostos são chamados de piro-penicilinatos e já demonstraram ter atividade antimicrobiana de largo espetro.

Inicialmente estas moléculas foram estudadas como agentes antivirais tendo mostrado resultados bastante promissores na inibição do VIH1 e do VIH2, assim como de estirpes multirresistentes deste vírus.

Posteriormente, em colaboração com parceiros do Instituto de Medicina Molecular, a equipa de Américo Alves conseguiu também provar que estes compostos eram capazes de inibir a infeção pelo parasita da malária, quer na sua fase hepática, como na fase sanguínea.

Atualmente, Américo Alves está a estudar o mecanismo de ação destes compostos perante outros agentes patogénicos, nomeadamente em vírus respiratórios.

Estes compostos mostraram ter também uma elevada atividade antiviral contra o vírus Influenza e contra o SARS-COV-2.

“Daqui para a frente nós pretendemos arranjar um financiamento para concluir os ensaios pré-clínicos. Todos os resultados que nós temos são in vitro e gostaríamos de avançar para modelos animais para chegar com o produto o mais rapidamente possível ao mercado”, refere.

Nesse sentido foi criada uma startup, a BSL Pharmaceutics, com o propósito de encontrar investidores e financiamento para avançar com os ensaios pré-clínicos desta nova classe de medicamentos.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate 

Scroll to top