química,
90 seg

Ep. 1592 Mónia Martins – Investigação estuda alternativas sustentáveis para o desenvolvimento de solventes

July 04, 2023

Esta investigação está a estudar a aplicação de líquidos iónicos e de solventes eutéticos com baixo impacto ambiental na indústria e na agricultura.  


Mónia Martins, investigadora no CIMO – Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), dedica a sua investigação ao estudo de alternativas sustentáveis para o desenvolvimento de solventes.

Estes solventes, também conhecidos como solventes verdes, podem ser líquidos iónicos ou solventes eutéticos, e são caracterizados por não terem efeitos negativos no meio ambiente.

Os líquidos iónicos são compostos similares ao sal de cozinha mas que são líquidos à temperatura ambiente. São constituídos por iões, um anião e um catião, que lhes conferem uma carga iónica que permite que estes sejam usados como solventes em diferentes aplicações industriais.

Já os solventes eutécticos são produtos das interações entre ácidos orgânicos e açúcares que apresentam uma baixa toxicidade, são biodegradáveis, sustentáveis, e de fácil preparação.

Mónia Martins procura na sua investigação caracterizar estes dois tipos de compostos para encontrar a melhor aplicação industrial para cada um deles.

Por exemplo, os solventes verdes podem ser usados como hidrótopos. Os hidrótopos são elementos que permitem aumentar a solubilidade em água de um composto pouco solúvel. Quer os líquidos iónicos como os solventes eutéticos podem ser usados para este fim.

Uma aplicação destes hidrótopos é no tratamento de tremoços.

Antes de estar pronto para ser consumido o tremoço tem que ser demolhado de forma a remover uns compostos que se chamam alcalóides e que são prejudiciais para a saúde humana.

Atualmente, para remover estes compostos os tremoços são demolhados durante sete dias em água corrente. Através da adição de um hidrótopo será possível aumentar a solubilidade dos alcalóides e assim reduzir não só o tempo de demolha mas também a quantidade de água necessária para o tratamento dos tremoços.

O uso destes solventes verdes permite assim reduzir a pegada ecológica da produção de tremoços de forma mais sustentável.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CIMO

Scroll to top