ambiente,
90 seg

Ep. 1443 Ana Rita Lopes – Projeto FEMME desenvolve ferramenta de apoio à gestão de solos florestais

December 07, 2022

Esta ferramenta de gestão irá permitir reduzir e mitigar a erosão dos solos florestais após um incêndio.


Ana Rita Lopes, estudante de doutoramento na Universidade de Aveiro (UA) e investigadora no Centro de Estudos de Ambiente e do Mar (CESAM), participa no projeto FEMME com o objetivo de desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão na gestão dos solos florestais para reduzir e mitigar a erosão do solo após um incêndio.

“O projeto FEMME foi desenvolvido para colmatar uma lacuna no que diz respeito à identificação de medidas de mitigação que possam ser implementadas no terreno após um incêndio, e que permitam a mitigação da erosão do solo”, conta.

Esta ferramenta foi desenvolvida com base na utilização de um modelo de erosão do solo, o Morgan-Morgan-Finney, e foram utilizadas duas classes de incerteza para a previsão do volume de pluviosidade num determinado período, e três classes de severidade de erosão, baixa, moderada, e elevada.

Posteriormente, este modelo foi validado no campo em 12 locais de estudo que foram monitorizados ao longo de 12 anos.

O resultado final está disponível em acesso aberto e consiste num mapa onde se pode identificar o nível atual de erosão do solo, e o potencial nível de erosão do solo no território de Portugal continental.

Esta ferramenta está disponível no Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia e tem como foco o apoio à decisão na gestão florestal e na gestão dos solos florestais.

O projeto FEMME – Development of a post-Fire Erosion risk Modelling tool for forest Management decision support, in particular, the application of Emergency stabilization measures é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CESAM

Scroll to top