ambiente,
90 seg

Ep. 1346 Duarte Duarte – Projeto Maré Formosa estuda os movimentos das marés e das correntes na ria Formosa

June 13, 2022

ep1346_interiorA informação gerada por este projeto irá permitir definir quais as melhores zonas para a prática de aquacultura de bivalves na ria Formosa.


Duarte Duarte, membro do CIMA – Centro de Investigação Marinha e Ambiental e docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg), está a desenvolver o projeto Maré Formosa com o objetivo de estudar os movimentos das marés e das correntes na ria Formosa e na zona costeira adjacente.

O projeto Maré Formosa vai também estudar os tempos de residência da água nos diferentes setores da ria Formosa. O tempo de residência da água está associado a uma maior ou menor troca de água no sistema resultante da entrada de água marinha e da água lagunar.

Com esta informação será possível avaliar a qualidade da água num determinado local com base nos tempos de residência.

Quando os tempos de residência são conciliados com dados hidrodinâmicos, como a velocidade da corrente enchente e vazante, permitem por exemplo saber quais as zonas mais indicadas para a aquacultura de bivalves.

Um trabalho recentemente publicado no âmbito deste projeto permitiu definir zonas da ria com boas condições para a produção de amêijoa.

Esta informação será disponibilizada aos aquacultores para que estes possam melhor gerir as suas zonas de produção.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CIMA

Scroll to top