tecnologia,
90 seg

Ep. 1466 Rolando Martins – Projeto THEIA quer melhorar a capacidade de decisão de veículos autónomos

January 09, 2023

O objetivo é criar um modelo que permita aos veículos autónomos explicar o que os levou a tomar uma determinada decisão.


Rolando Martins, professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador no Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS) do INESC TEC e no Centro de Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto, está a desenvolver o projeto THEIA, uma iniciativa que pretende melhorar o processo de tomada de decisão de veículos autónomos.

“Se olharmos para o que existe atualmente estamos num nível relativamente baixo de autonomia que se baseia muito em vídeo. O que nós estamos a fazer agora é a abstrair-nos do vídeo, e a tentar incorporar outros sensores mais centrados no LIDAR mas também no radar”, explica.

LIDAR (do inglês, light detection and ranging) é uma tecnologia óptica de deteção remota que mede propriedades da luz refletida por um objetivo, para assim perceber a que distância este se encontra.

A ideia deste projeto é conjugar estes diferentes sensores com algoritmos de inteligência artificial para melhorar o processo de tomada de decisão dos veículos autónomos.

No entanto o uso desta tecnologia acarreta bastantes desafios, nomeadamente estes sistemas não poderão ser caixas negras que tomam decisões sem que seja possível perceber o processo que as levou a chegar a uma determinada conclusão.

“Nós temos que ter alguma forma de explicabilidade sobre as ações que ocorrem dentro do veículo. Imaginamos que há um cenário onde a escolha é entre má e terrível e no final do dia nós vamos escolher pela menos má. Isso vai ter que ser incorporado de alguma maneira. Vai ter que haver uma ou várias comissões de ética que vão ter que fazer uma reflexão profunda sobre isso e depois incorporar sobre os nossos sistemas um conjunto de regras que respeitem os princípios que daí saírem”, conta.

O projeto THEIA – Towards a Modular On-Premise Approach for Data Sharing está a ser desenvolvido em parceria com a Bosch e é financiado no âmbito do programa Portugal 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FCUP | INESC TEC

Scroll to top