eng. materiais,
90 seg

Ep. 1472 Emanuel Fernandes – Projeto quer aproveitar resíduos da indústria da cortiça para produzir rolhas sustentáveis

January 17, 2023

Estas rolhas vão ser produzidas usando um vedante com base em bioplásticos oriundos de uma fonte renovável.


Emanuel Fernandes, investigador no 3B’s – Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho (UM), quer usar resíduos da indústria da cortiça para produzir rolhas de origem sustentável.

“Tradicionalmente a cortiça tem uma grande vantagem já que é o vedante de eleição para soluções etanólicas, nomeadamente para o vinho, e para preservar o vinho. Para além disso a cortiça é extraída da casca do sobreiro sem o danificar”, conta.

Durante o processo de produção de rolhas de cortiça cerca de 30% do material é descartado e aproveitado para fazer as chamadas rolhas aglomeradas que são normalmente usadas para selar garrafas de Champagne ou de Espumante.

As rolhas aglomeradas, como o nome indica, são compostas por grânulos de cortiça que têm de ser colados para formar a rolha. Neste processo são normalmente usadas colas à base de poliuretano.

Este projeto pretende valorizar os aglomerados de cortiça desenvolvendo uma solução de vedante com propriedades adequadas para que a rolha possa estar em contacto com o vinho sem o prejudicar.

Para tal está a ser desenvolvida uma rolha aglomerada de cortiça usando como vedante materiais bioplásticos renováveis e amigos do ambiente que irão substituir o poliuretano.  

Este projeto é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do programa Compete 2020, e conta com a participação da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e da empresa Cork Supply.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | 3BS

Scroll to top