tecnologia,
90 seg

Ep. 1492 Filipe Alvelos – Projeto O3F desenha modelos para otimizar a gestão florestal e reduzir o impacto de incêndios

February 14, 2023

Estes modelos vão permitir atuar não apenas no combate mas também na prevenção de incêndios florestais.


Filipe Alvelos, professor na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UM) e investigador do Centro Algoritmi, participa no projeto O3F, uma iniciativa que visa desenvolver modelos computacionais e matemáticos para otimizar a gestão de incêndios florestais.

Os modelos desenvolvidos por este projeto vão abordar dois dos principais problemas relacionados com os incêndios florestais: a supressão do incêndio, e o planeamento florestal.

Para resolver o primeiro problema estes modelos irão prestar apoio no posicionamento dos recursos necessários para minimizar a área ardida e proteger as zonas de habitação.

No que diz respeito ao planeamento florestal, serão tidas em conta características como a rentabilidade económica da floresta, os stocks de carbono, a erosão, e a biodiversidade, com o intuito de desenhar um modelo de apoio à decisão que seja capaz de avaliar todos estes parâmetros de forma a reduzir o risco de incêndio, assim como o impacto que este possa ter na região.

O objetivo final deste projeto é que estes modelos possam ser usados pelas entidades responsáveis no sentido de melhorar o planeamento da floresta e de reduzir o risco de incêndio.

O projeto O3F – Um Framework de Optimização para reduzir os Incêndios Florestais é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) e com a Universidade de Aveiro (UA).

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | Algoritmi

 

Scroll to top