Este projeto vai olhar para o impacto das políticas europeias na preservação e promoção da herança cultural do mediterrâneo.
Sónia Bombico, investigadora no CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (UÉ), coordena o projeto MEDHEUS com o objetivo de estudar e promover o conhecimento sobre as políticas europeias para o património cultural da região mediterrânica.
O projeto MEDHEUS vai abordar as estratégias e as iniciativas da União Europeia dentro de uma perspectiva interdisciplinar, a partir da história do Mediterrâneo e da sua herança cultural.
O património cultural mediterrânico é tudo aquilo que possa ser incluído dentro do património e da herança cultural desta região, como o património material, o património edificado, o património arqueológico, as expressões orais, e tudo aquilo que contribua para a preservação da memória e da cultura desta região.
O grande resultado deste projeto será um curso anual de formação na área do património cultural e no estudo das políticas europeias para o património.
Este curso irá focar-se em três grandes tópicos, a História da União Europeia e das suas instituições, a História do próprio mediterrâneo, e uma refleção sobre o conceito de património cultural mediterrânico.
No final será também realizada uma análise crítica das políticas europeias que têm sido adotadas e implementadas na região euro-mediterrânica.
O projeto MEDHEUS – Mediterranean Cultural Heritage in EU Policies é financiado no âmbito do programa europeu ERASMUS+ através das ações Jean Monnet.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UÉ | CIDEHUS