história,
90 seg

Ep. 1781 Pedro Urbano – Querido Diário: O que os arquivos de família dizem sobre a História das mulheres portuguesas no século XIX

May 06, 2024

Esta investigação tem como base documentos escritos por mulheres aristocratas.


Pedro Urbano, investigador do IHC – Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), está a estudar a História das mulheres em Portugal no século XIX a partir de diários e de correspondência de arquivos familiares.

“Sabemos muito pouco ainda sobre a História das mulheres em Portugal no século XIX. Esta História foi sempre feita a partir de fontes da autoria masculina, ou seja, muitas das vezes a História tem sido feita através da descrição daquilo que os homens pensam sobre estas mulheres, quando na verdade há um conjunto importante de material escrito por mulheres que não tem sido estudado”, explica.

Este projeto pretende colmatar esta questão, através do estudo de textos escritos por estas mulheres que se encontram em arquivos de família.

Estes textos foram escritos predominante por mulheres aristocratas e tratam-se sobretudo de correspondência e de diários.

Isto vai permitir um melhor entendimento sobre aquilo que estas mulheres pensavam, o que fizeram, e o que deixaram para nós.

Pedro Urbano dá como exemplo a Marquesa de Fronteira que escreveu um diário de viagem durante os anos em que ela e o marido viveram em diferentes países europeus.

“O marido e a sua família paterna seguiram o lado liberal e viveram um pouco por toda a Europa. O seu diário dá-nos conta de como a aristocracia portuguesa exilada se deu com a restante aristocracia europeia, semeando laços de amizade e de alianças políticas informais, e do resultado que isso teve para o liberalismo em Portugal no século XIX”, conta.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | NOVA FCSH | IHC

Imagem banner: Arquivo Nacional – Torre do Tombo, Casa Fronteira e Alorna, liv. 309.

Scroll to top