energia,
90 seg

Ep. 1502 Paulo Canhoto – Projeto DNI Alentejo faz o mapeamento da radiação solar no Sul de Portugal

February 28, 2023

A informação recolhida neste projeto será usada no desenvolvimento de modelos de previsão da radiação solar.


Paulo Canhoto, docente no Departamento de Engenharia Mecatrónica da Universidade de Évora () e investigador no Instituto de Ciências da Terra (ICT), participa no projeto DNI Alentejo, uma iniciativa que tem como objetivo mapear a radiação solar no Sul de Portugal.

O DNI Alentejo recolhe informação sobre a radiação solar no sul do país através de uma rede de estações de medição instaladas nesta região. Depois, com recurso a inteligência artificial, mais concretamente a redes neuronais, será desenvolvido um modelo capaz de mapear e prever os níveis de radiação solar no Alentejo, no Algarve, e na Grande Lisboa.

Esta informação poderá ser usada para planear a instalação de futuras centrais fotovoltaicas e otimizar a rede de painéis solares já existente na região. Mas a área da energia não será a única a beneficiar destes modelos, também o sector agrícola poderá usar esta informação para regular a quantidade de luz a que as suas colheitas são sujeitas e para analisar a viabilidade de futuros sistemas agrovoltaicos.

“Desde logo as aplicações possíveis destes modelos são no mapeamento e escolha dos melhores locais para instalação de sistemas de energia solar, mas também a previsão que é muito importante para a operação do sistema de energia solar e para a gestão da rede de energia”, reforça.

O projeto DNI Alentejo está a ser desenvolvido pela Universidade de Évora (UÉ) no âmbito da atividade de investigação da Cátedra das Energias Renováveis (CER) e do Instituto de Ciências da Terra (ICT). Este projeto é financiado no âmbito do programa Portugal 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | | ICT

Scroll to top