microbiologia,
90 seg

Ep. 1507 Laura Cerqueira – Investigação desenvolve método para detectar Legionella em torres de refrigeração

March 07, 2023

Se for inalada a Legionella pneumophila pode dar origem a problemas respiratórios graves e até levar à morte.


Laura Cerqueira, investigadora no LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia uma unidade de investigação do Laboratório Associado ALICE na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), está a desenvolver um método que permita detectar a presença de Legionella em torres de refrigeração.

Este grupo de investigação está a usar uma técnica designada por mRNA-PNA-FISH que visa detectar a bactéria Legionella pneumophila em biofilmes.

Esta bactéria muitas vezes aparece na forma de biofilmes, uma mistura de bactérias envolvidas numa matriz que podem estar aderidas a uma superfície.

A Legionella pode inclusive associar-se a biofilmes complexos com outras bactérias misturadas, ou até mesmo esconder-se no interior de amibas, organismos microscópicos que também podem aparecer em sistemas de refrigeração.

A ideia deste projeto é desenvolver um método de deteção que permita perceber se esta bactéria está presente num biofilme e qual o seu grau de virulência.

Isto é importante pois durante o processo de desinfeção para remover um biofilme a bactéria pode dispersar-se no ar e se esta for virulenta poderá causar graves problemas de saúde.

Ao identificar qual o grau de virulência da Legionella presente num determinado biofilme, é possível adaptar o processo de desinfeção para que este a consiga eliminar de uma forma mais eficaz.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | FEUP | LEPABE

 

 

Scroll to top