tecnologia,
90 seg

Ep. 1508 Vanessa Cesário – Projeto desenvolve experiência interativa para Museu de História Natural do Funchal

March 08, 2023

Foram desenhadas duas aplicações uma baseada em jogos e outra baseada em narrativas. O objetivo foi tornar as visitas ao museu mais apelativas para o público adolescente.


Vanessa Cesário, professora no Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora no Instituto de Tecnologias Interativas (ITI), desenvolveu uma experiência interativa para o Museu de História Natural do Funchal.

“O Museu de História Natural do Funchal situado na Madeira é um espaço muito rico de conhecimento para educação informal de crianças e adolescentes da região, mas também para turistas. Nós tentámos colmatar a falha que este museu via em relação à participação dos adolescentes da região nas suas visitas”, conta.

Com base num estudo participativo com cerca de 400 adolescentes da Região Autónoma da Madeira foi possível verificar que esta população gostaria de ter aplicações mais tecnológicas que promovessem a interação nos museus através de técnicas de jogo e de narrativas.

Com o apoio de uma equipa do ITI liderada por Valentina Nisi, Vanessa Cesário desenvolveu duas aplicações baseadas nestas duas técnicas.

Estas aplicações foram inspiradas na História da família que viveu no palacete onde hoje se localiza o Museu de História Natural. Uma das aplicações era baseada em jogos colaborativos do género de caça ao tesouro em que os utilizadores são motivados a procurar por objectos nas diferentes salas do museu. A outra aplicação usa técnicas de narrativa para contar uma história ao longo da visita.

A análise dos utilizadores permitiu demonstrar que os participantes mais extrovertidos preferiam a aplicação baseada em jogos, enquanto os adolescentes mais introvertidos estavam mais dispostos a fazer uma visita tecnológica do museu através de uma abordagem baseada em narrativas.

Saiba mais sobre a investigadora em: twitter | Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ITI | Site Pessoal

 

 

Scroll to top