química,
90 seg

Ep. 1527 Ana Margarida Silva – Projeto Plas2Nano quer transformar garrafas de plástico em nanomateriais

April 04, 2023

Este projeto está a desenhar um método que permite reciclar garrafas de plástico encontradas na praia.


Ana Margarida Silva, investigadora no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/REQUIMTE) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), participa no projeto Plas2Nano com o objetivo de desenvolver um método sustentável de reciclagem para garrafas de plástico.

Quando o plástico é descartado no oceano o contacto com a água do mar vai degradá-lo o que dificulta a sua reciclagem usando processos convencionais. Por este motivo, muito do plástico encontrado nas praias acaba por ir parar a aterros.

Para resolver este problema, o projeto Plas2Nano está a desenvolver um método de hidrólise do plástico PET, o plástico normalmente usado em garrafas de água e de refrigerantes, que irá permitir reaproveitar estes resíduos para o desenvolvimento de nanomateriais.

Este método de hidrólise vai aproveitar a água do mar presente nestas garrafas como solvente para remover o plástico PET destes resíduos.

Para tal será usado um processo que produz calor através da passagem de uma corrente elétrica por um material condutor. Este processo tem o nome de aquecimento óhmico.

O aquecimento óhmico vai permitir aproveitar o sal presente nos resíduos de plástico para funcionar como um catalisador que irá tornar mais eficiente o processo de hidrólise.

A partir da hidrólise o plástico PET é transformado em moléculas mais elementares designadas por monómeros. A partir desses monómeros serão preparados novos materiais por combinação com iões de metal ou com substâncias florescentes.

Esses materiais poderão, por exemplo, posteriormente ser usados como sensores para a deteção de contaminantes em águas.

O projeto Plastics To Nanomaterials: From waste bottles to MOF nanomaterials in a sustainable approach (Plas2Nano) é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | FCUP | LAQV

Scroll to top