química,
90 seg

Ep. 870 Elaine Fabre – Estudo demonstra que as cascas de banana podem ser usadas para limpar águas contaminadas

June 05, 2020

ep870_interiorEste estudo demonstrou que as cascas de banana podem ser usadas na remoção de metais pesados em águas contaminadas.


Elaine Fabre, investigadora do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA), dedica o seu estudo à valorização de resíduos agrícolas e industriais para a remoção de metais pesados no tratamento de águas.

“Já realizamos estudos na utilização de resíduos de cascas de ovo, de banana, de batata, de frutos secos e de diversos outros materiais biológicos, e a banana apareceu como uma alternativa interessante uma vez que este fruto é encontrado e consumido mundialmente, e por a sua casca representar cerca de 30 a 40% do peso da banana”, conta.

Em média são produzidas mundialmente cerca de 50 milhões de toneladas de casca de banana.

O objetivo deste projeto passou então por encontrar uma solução para estes resíduos. Segundo Elaine Fabre, a ideia foi encontrar uma aplicação para estes resíduos que não têm valor comercial, para que estes pudessem ser utilizados com o mínimo de tratamento possível de modo a oferecer uma alternativa barata e sustentável para a remoção de metais em tratamento de águas.

“O nosso objetivo foi sempre não só utilizar material que tivesse um baixo custo económico e que fosse eficiente mas também promover uma alternativa aos processos de tratamento convencionais que fosse realmente capaz de atingir as concentrações de metais pesados na água impostas pelas regulamentações”, revela.

Os resultados deste estudo demonstraram que utilizando cascas de banana é possível obter uma água tratada com uma concentração de metais pesados apropriada para consumo humano.

Estas águas podem também ser utilizadas em sistemas de regadio para atividades agrícolas.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CESAM | UA

Scroll to top