saúde pública,
90 seg

Ep. 1530 Andreia Oliveira – 80% dos pais subestimam o peso dos filhos

April 07, 2023

Esta investigação publicou um ebook que pretende ajudar os pais a criar hábitos de alimentação saudável nas suas crianças.


Andreia Oliveira, investigadora no grupo de investigação em comportamentos alimentares e obesidade infantil no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), verificou que 80% dos pais subestimam o peso dos seus filhos.

“Nós acompanhamos algumas crianças ao longo do seu curso de vida e nesta perspetiva temos desenvolvido alguns trabalhos que tentam avaliar não só medições mais objetivas como o peso e a estrutura das crianças, mas também a perceção que os pais possam ter dessas avaliações”, conta.

Um dos trabalhos realizados por este grupo de investigação demonstrou que a perceção que os pais têm sobre o peso da criança pode estar a condicionar a adoção de práticas alimentares mais saudáveis.

Cerca de 80% dos pais que participaram neste estudo mostraram subestimar o peso da criança, ou seja quatro em cada cinco pais achavam que os seus filhos estavam numa categoria de peso normal, quando na verdade estes já apresentavam excesso de peso.  

Segundo este estudo, subestimar o peso das crianças está associado à adoção de práticas alimentares menos saudáveis, e a uma menor monitorização do consumo alimentar das crianças por parte dos pais.

“No futuro isto poderá ter algumas consequências em termos da saúde cardiometabólica destas crianças e do desenvolvimento de outras doenças associadas ao excesso de peso”, revela.

Nesse sentido, Andreia Oliveira e a sua equipa publicaram um ebook com o título “Apetite na Infância: como se desenvolve e como se pode moldar” que contém estratégias para ajudar os pais a moldar o apetite e os comportamentos alimentares dos seus filhos.

Este ebook pode ser consultado de forma gratuita através desta ligação: https://ispup.up.pt/20220208_comportamentos_pt-2/

Saiba mais sobre a investigadora em: FMUP | ISPUP

Scroll to top