biotecnologia,
90 seg

Ep. 1542 Ricardo Pereira – Projeto HYPOALLERGEN quer reduzir o risco das alergias alimentares

April 25, 2023

Este projeto está a aplicar uma técnica de aquecimento óhmico em alimentos para destruir as proteínas responsáveis pelas alergias alimentares.


Ricardo Pereira, investigador no Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UM), participa no projeto HYPOALLERGEN com o objetivo de desenvolver estratégias para mitigar o risco das alergias alimentares.

Para alcançar este objetivo, Ricardo Pereira coordena uma equipa da Universidade do Minho que pretende aplicar uma tecnologia emergente na indústria alimentar que poderá ajudar a reduzir a ocorrência deste tipo de alergias.  

Esta tecnologia chama-se aquecimento óhmico e baseia-se no princípio de que os alimentos podem conduzir correntes elétricas. Com esta técnica é possível gerar calor no interior do alimento e assim cozinhá-lo de uma forma mais eficiente, rápida, e sustentável, do que através das técnicas tradicionais de confeção alimentar.

O aquecimento óhmico garante ainda uma maior segurança do produto sem prejudicar a sua qualidade.

Esta tecnologia pode ser aplicada na fase de processamento dos alimentos quando são utilizados processos térmicos para estabilizar e garantir a segurança e as propriedades do produto.

“Com esta forma singular de processar o alimento e com o controlo preciso de algumas das suas reações eletroquímicas, conseguimos alterar a estrutura molecular das proteínas responsáveis por causar alergias alimentares e dessa maneira fazer com que elas não sejam tão facilmente reconhecidas pelo nosso sistema imunitário”, revela.

Isto poderá ajudar a reduzir a ocorrência de sintomas indesejados e assim contribuir para a saúde e o bem-estar dos consumidores.

O projeto HYPOALLERGEN – Improving strategies to unveil, predict and modulate/mitigate the allergenicity foods towards the development of new hypoallergenic formulations é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CEB

Scroll to top