eng. materiais,
90 seg

Ep. 1551 Vítor Correlo – Investigação desenvolve biossensores implantáveis para monitorizar o estado de saúde de pacientes

May 08, 2023

Este biossensor poderá ser usado para monitorizar a evolução de doenças como o cancro e a diabetes.​


Vítor Correlo, investigador no 3B’s – Instituto de Investigação em Biomateriais Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver biossensores implantáveis para monitorizar o estado de saúde de pacientes.

“Uma das limitações deste tipo de tecnologia é a resposta a corpo estranho. Ou seja, quando implantamos um biossensor no corpo humano há uma resposta do sistema imunitário que acaba por promover o encapsulamento deste sensor, isolando-o”, conta.

Para resolver este problema a equipa de Vítor Correlo tem estado a desenvolver uma série de projetos em conjunto com parceiros nacionais e internacionais que consistem em fundir a eletrónica flexível com estratégias de engenharia de tecidos humanos para desenvolver estes biossensores com recurso a materiais flexíveis e biocompatíveis.

Em particular, estão a ser usados biomateriais de origem polimérica que vão ser embebidos numa matriz composta por um hidrogel com células encapsuladas do próprio paciente.

Vítor Correlo acredita que desta forma será possível contornar a resposta do sistema imunitário e assim criar um biossensor que seja mais sensível e capaz de monitorizar o estado de saúde de um paciente.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UM

Scroll to top