Nos últimos anos tem-se assistido a uma diminuição da abundância e da diversidade de insetos polinizadores a nível global. Esta tendência tem preocupado cientistas e agricultores devido ao seu potencial impacto negativo na produção agrícola.
Lucie Mota, investigadora do FlowerLab do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver métodos para promover o uso de insetos polinizadores na produção de girassol.
Este trabalho pretende entender o papel da conservação de recursos naturais e seminaturais para promover os serviços de polinização junto a culturas de girassol em Espanha. O objetivo final é garantir uma maior diversidade e abundância destes insetos e melhorar a quantidade e a qualidade do óleo produzido por esta cultura.
Os resultados deste estudo demonstraram que a conservação de zonas verdes naturais de vegetação já existente perto dos campos de girassol, conjugada com campos compostos por uma mistura de diferentes espécies de flores, permite promover os serviços de polinização, aumentando assim a quantidade de óleo produzido.
“Tanto a conservação de zonas naturais como o aumento da quantidade de recursos florísticos nas zonas próximas dos campos de girassol mostra-nos que é possível melhorar a diversidade e a abundância dos polinizadores garantindo assim uma melhor produção final da própria cultura do girassol”, revela.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UC