ambiente,
90 seg

Ep. 853 Leonardo Azevedo – Investigação desenvolve ferramenta para a gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos

May 13, 2020

ep853_interiorEste projeto está a desenvolver métodos para monitorizar e prever a evolução dos recursos hídricos subterrâneos na região do mediterrâneo.


Leonardo Azevedo, professor no Instituto Superior Técnico (IST) e investigador do CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente, participa no projeto InTheMed com o objetivo de desenvolver ferramentas para melhorar a gestão da água em aquíferos na região do Mediterrâneo perante uma cenário de alterações climáticas e de crescente pressão antropogénica.

Neste projeto será desenvolvida uma ferramenta online gratuita de suporte à decisão no âmbito da gestão de recursos hídricos subterrâneos. Esta ferramenta terá em conta as características específicas de cada região e, com base nessa informação, irá sugerir mecanismos de melhoria da gestão dos recursos hídricos com base em soluções tecnológicas e de governança.

O grupo de Leonardo Azevedo está focado no desenvolvimento de metodologias que integrem medições diretas sobre a qualidade da água subterrânea assim como medições indiretas através de dados geofísicos.

O objetivo é desenvolver uma ferramenta que crie modelos que serão usados para a prever a evolução deste recurso no futuro tendo em conta o atual estado de exploração do reservatório hídrico ou do aquífero.

Estes modelos terão em conta as características dos próprios recursos, a evolução do sistema, a existência de novos furos de água, e o impacto das alterações climáticas.

“Toda a região do mediterrâneo está sob uma forte pressão antropogénica quer seja de sobreexploração por questões industriais ou agrícolas, quer também por questões de seca extrema e de baixa precipitação que levam a que exista menos infiltração de água e que a recarga destes aquíferos seja menor”, salienta.

Todos estes parâmetros vão ser avaliados e incluídos nesta ferramenta de forma a obter resultados mais precisos para a gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos.

O projeto InTheMed é um projeto de investigação e desenvolvimento no financiado pela Fundação PRIMA – Partnership for Emerging Innovation in the Mediteranean Area.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CERENA | IST

Scroll to top