linguística,
90 seg

Ep. 1554 Ana Alexandra Silva – Projeto VR-VOLL usa realidade virtual para promover o ensino vocacional de línguas estrangeiras

May 11, 2023

Este projeto está direcionado para alunos de cursos técnicos e do ensino superior.


Ana Alexandra Silva, docente no Departamento de Linguística e Literatura da Universidade de Évora () e investigadora do Centro de Estudos em Letras (CEL), está a desenvolver o projeto VR-VOLL com o objetivo de usar a realidade virtual para promover o ensino vocacional de línguas estrangeiras.

O objetivo deste projeto é adaptar a realidade virtual ao ensino vocacional de línguas. Num primeiro momento será trabalhada a língua inglesa mas o objetivo é estender a outras línguas como o português.

O Centro de Estudos em Letras da Universidade de Évora pretende contribuir para este projeto com a realização de unidades didáticas na área da enfermagem.

Estas unidades didáticas vão usar a realidade virtual para expor o aluno a situações que o próprio poderá experienciar no seu contexto profissional.

Por exemplo, numa triagem no hospital em que um enfermeiro recebe um paciente que não fala português. Com este projeto o aluno irá aprender as competências necessárias para comunicar com o paciente.

O VR-VOLL pretende assim desenvolver as competências linguísticas dos alunos de forma a atingir um determinado objetivo, como a interação entre paciente e enfermeiro, mas também pode ser útil para alunos de cursos técnicos. Por exemplo, um aluno que esteja a estudar para ser eletricista poderá precisar de saber os termos correctos para descrever um circuito elétrico em inglês.

“Nós queremos que os nossos alunos dominem o inglês na sua área específica de formação”, reforça.

O projeto VR-VOLL – Virtual Reality for Vocationaly Oriented Language Learning é financiado pelo programa europeu ERASMUS+.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar |

Scroll to top