eng. materiais,
90 seg

Ep. 1570 Ana Sofia Ramos – Projeto CrackFree quer desenvolver materiais metálicos capazes de se autorreparar

June 02, 2023

Estes materiais poderão ser usados na indústria aeronáutica e em aplicações biomédicas.


Ana Sofia Ramos, professora na Facultade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigadora no CEMMPRE – Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, participou no projeto CrackFree com o objetivo de desenvolver materiais metálicos capazes de se autorreparar.

O objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de materiais metálicos com capacidade de autorreparação. Por exemplo, da mesma forma que a nossa pele cicatriza quando sofremos um corte, estes materiais metálicos seriam também capazes de se autorreparar caso sofressem uma fissura pouco profunda.

Para tal foi escolhida uma liga de alumínio utilizada na indústria aeronáutica, e um aço inoxidável, que é biocompatível e utilizado em aplicações biomédicas. Estes dois materiais foram depois testados para avaliar o seu potencial de autorreparação.

O propósito do CrackFree passou por embutir estes materiais com a capacidade de se autorreparem sem que fosse necessária a intervenção direta de um humano.

O conhecimento gerado por este projeto poderá servir como base para o desenvolvimento futuro de materiais metálicos autorreparáveis.

O projeto CrackFree – Para materiais metálicos autorreparáveis é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | FCTUC

Scroll to top