tecnologia,
90 seg

Ep. 1590 Ana Isabel Pereira – Projeto iSafety desenvolve ferramenta para promover a segurança dos trabalhadores da SONAE

June 30, 2023

Esta ferramenta vai identificar e prever o risco de ocorrência de acidentes com o intuito de promover a segurança no trabalho nas lojas do grupo SONAE.


Ana Isabel Pereira, professora no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e vice-coordenadora do Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CEDRI), participa no projeto iSafety com o objetivo de desenvolver uma ferramenta para promover a segurança e o bem-estar dos trabalhadores no setor do retalho.

O objetivo principal do projeto iSafety é desenvolver uma ferramenta inteligente que possa identificar o risco da ocorrência de acidentes por parte dos trabalhadores das empresas SONAE do setor de retalho, nomeadamente, das lojas Continente, Modelo, e Bom Dia.

Para tal estão a ser analisados dados locais relativos à loja, dados globais da SONAE, e dados externos à empresa.

Em termos de dados locais foram consideradas as características dos trabalhadores das lojas como os seus horários, a previsão de venda da loja, e os indicadores de sinistralidade.

Quanto às variáveis globais foram considerados dados relativos à ocorrência de acidente, à avaliação ergonómica, às características das máquinas, entre outros.

Foram também considerados dados externos à SONAE como o trânsito na cidade, o clima, a localização, a altura do mês, a véspera de feriados, e eventos locais como festas, feiras, e jogos de futebol.

Segundo Ana Isabel Pereira o sistema está atualmente a funcionar em oito lojas piloto com resultados bastante satisfatórios.

“É expectável que até ao final do ano esta ferramenta tenha uma taxa de previsão de risco superior a 85%”, acrescenta.

O projeto iSafety: Sistema inteligente para a segurança e bem-estar ocupacional no setor do retalho é financiado no âmbito do programa NORTE2020 e está a ser desenvolvido por um consórcio composto pelo Instituto Politécnico de Bragança, o MORE, e a SONAE MC.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Google Scholar | CEDRI

Scroll to top