biotecnologia,
90 seg

Ep. 1591 Cláudia Miranda – Investigação desenvolve mini rins em laboratório para testar a segurança de novos fármacos

July 03, 2023

Estes mini rins serão usados como um modelo para avaliar os efeitos dos fármacos no sistema renal.


Cláudia Miranda, investigadora no Instituto de Bioengenharia e Biociências (IBB) e professora no Instituto Superior Técnico (IST), está a desenvolver mini rins em laboratório para testar a segurança de novos fármacos.

“Atualmente, no processo de descoberta de novos fármacos muitas vezes tem-se apenas em atenção a eficácia do fármaco perante a doença que se quer tratar. Contudo, é muito importante considerar não só a eficácia do novo fármaco mas também a sua segurança. É aqui que entram os nossos rins, o nosso principal sistema de excreção, que podem ser muito afetados caso o medicamento que estamos a desenvolver não seja seguro”, explica.

Para testar a segurança de novos fármacos atualmente são usadas linhas celulares que não são exatamente iguais às células humanas, ou modelos animais que não são 100% representativos do sistema humano.

Nesse sentido, a equipa de Cláudia Miranda está a desenvolver mini rins, pequenos órgãos que são derivados de células estaminais humanas e que têm uma estrutura tridimensional, uma composição celular, e uma função similar à dos nossos rins.

Estes mini rins podem assim ser usados como uma alternativa in vitro para o desenvolvimento de ensaios de segurança toxicológica de novos fármacos.

“Neste momento temos já o modelo desenvolvido e estamos a testá-lo com fármacos que sabemos que vão induzir problemas a nível do rim. No futuro queremos não só analisar fármacos que sabemos que induzem esses danos, mas também fármacos que sabemos serem seguros, e fármacos sobre os quais ainda não existe muita informação sobre o seu efeito sobre os rins”, explica.

Estes testes vão permitir determinar a eficácia dos mini rins para que estes possam no futuro ser usados como modelos para ensaios de segurança de novos fármacos.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IBB

Scroll to top