biotecnologia,
90 seg

Ep. 1717 Neide Vieira – IPLEXMED desenvolve dispositivo portátil para diagnóstico de doenças respiratórias

February 06, 2024

Este dispositivo é indicado para pacientes com doença respiratória crónica e precisa de apenas 20 minutos para fazer o diagnóstico.


Neide Vieira, investigadora no ICVS – Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UM) e co-fundadora da IPLEXMED, está a desenvolver um dispositivo portátil para diagnóstico de doenças respiratórias.

O dispositivo é constituído por um leitor eletrónico que tem o tamanho aproximado de um cartão de crédito, e por um cartucho descartável. Este dispositivo contém um sensor que permite diagnosticar a presença de agentes infecciosos no trato respiratório.

Para tal, o paciente precisa apenas de colocar uma amostra de expetoração no cartucho e colocá-lo no dispositivo. Este dispositivo tem um nível de fiabilidade de uma análise laboratorial convencional e demora cerca de 20 minutos a fazer o diagnóstico.

Os resultados são depois enviados diretamente para a nuvem, permitindo assim que o clínico tenha acesso imediato ao diagnóstico.

O objetivo é que estas plataformas possam ser usadas em casa pelos próprios pacientes com doença respiratória crónica quando estes apresentam sintomas de uma infeção.

Após o teste, o clínico terá acesso aos resultados de forma remota e com base no historial do paciente poderá prescrever a terapêutica mais adequada sem que o paciente tenha que se deslocar ao hospital.

Este dispositivo permitirá reduzir as visitas destes doentes ao hospital, reduzindo também o risco de exposição a outros agentes infecciosos que possam piorar as condições clínicas destas pessoas.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | ResearchgateICVS

Scroll to top