biotecnologia,
90 seg

Ep. 1593 Jorge Pereira – Investigação desenvolve processo para reciclagem de resíduos de painéis solares

July 05, 2023

O objetivo deste projeto é desenvolver um processo que possa ser usado dentro de duas décadas para reciclar os resíduos de painéis solares.


Jorge Pereira, professor no Departamento de Engenharia Química da Facultade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador no Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF), participa no projeto SUSTe com o objetivo de desenvolver um processo de reciclagem para resíduos de painéis fotovoltaicos.

“Este projeto visa solucionar um problema que não existe atualmente mas que existirá muito provavelmente num futuro próximo. Estima-se que em 2050 podemos ter mais de 70 milhões de toneladas de resíduos de painéis fotovoltaicos, e essa problemática trouxe-nos uma questão: Como resolver este problema e como valorizar estes resíduos transformando-os em produtos de maior valor agregado?”, conta.

Foi nesse sentido que surgiu o projeto SUSTe, uma iniciativa focada em desenvolver soluções sustentáveis e de base biológica para valorizar as terra raras e os metais que poderão ser encontrados nos resíduos de painéis fotovoltaicos.

Em particular este projeto está focado na valorização do telúrio, um elemento com um elevado valor comercial e que é usado na construção de painéis fotovoltaicos.

Para tal estão a ser usadas bactérias com a capacidade de acumular e de reduzir o telúrio presente nos lixiviados de resíduos de painéis fotovoltaicos. A ideia é que estes microorganismos removam o telúrio dos resíduos e produzam nanopartículas deste elemento.

“Como prova de conceito nós já conseguimos demonstrar que a tecnologia funciona. Estamos agora na fase da caracterização das nanopartículas e, posteriormente, o nosso interesse passa por colaborar com investigadores da área da farmácia, por exemplo, para avaliarmos as propriedades terapêuticas do telúrio, ou com investigadores da área da física e da eletroquímica para avaliar o uso destes microorganismos como biossensores”, revela.

O projeto SUSTe – Development of SUStainable and integrative bioprocess for the recovery of TellurIum-based nanoparticles from photovoltaic wastes foi um dos vencedores da 3.ª edição do concurso “Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar” Santander UC.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | FCTUC

Scroll to top