biotecnologia,
90 seg

Ep. 756 Manuela Pintado – Projeto Alchemy quer encontrar novas aplicações sustentáveis para subprodutos da empresa Amyris

December 30, 2019

ep756_interiorA empresa Amyris é uma biotecnológica especializada na produção de ingredientes sustentáveis para o mercado da saúde, bem-estar e cosmética. A Amyris pretende com este projeto reaproveitar os subprodutos resultantes do processo de fermentação de cana-de-açúcar para desenvolver novas moléculas com aplicações nas áreas de interesse da empresa.


Manuela Pintado, professora na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto e investigadora no Centro de Investigação em Biotecnologia e Química Fina (CBQF), é coordenadora científica do projeto Alchemy, um projeto desenvolvido em parceria com a Amyris.

Esta empresa desenvolve a sua atividade com recurso a microrganismos específicos que permitem durante o processo de fermentação da cana-de-açúcar originar moléculas naturais.

O objetivo do projeto Alchemy é valorizar os subprodutos resultantes deste processo, assim como as moléculas naturais produzidas pela empresa Amyris.

Manuela Pintado espera que no final dos cinco anos do projeto sejam desenvolvidos pelo menos 32 protótipos de ingredientes com aplicação nas áreas da saúde, bem-estar e cosmética.

A ideia é que alguns destes ingredientes possam ser usados para reduzir a incidência de doenças cardiovasculares, na melhoria dos solos agrícolas, e no desenvolvimento de alternativas sustentáveis ao plástico.

É esperado que estas moléculas possam dar origem a novos biopolímeros que possam ser usados em substituição do plástico.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UCP | CBQF

Scroll to top