psicologia,
90 seg

Ep. 1598 Rita Guerra – Projeto kNOwHATE estuda o discurso de ódio online

July 12, 2023

Este projeto pretende analisar os fenómenos que levam à promoção do discurso de ódio nas redes sociais em língua portuguesa.


Rita Guerra, investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) do ISCTE-IUL, coordena o projeto kNOwHATE com o objetivo de estudar o discurso de ódio online.

O kNOwHATE é um projeto multidisciplinar que envolve diferentes áreas de investigação que vão desta a psicologia social, à linguística, à computação, e à comunicação digital.

Os objetivos deste projeto visam responder a um pedido da Comissão Europeia para melhor compreender o fenómeno do discurso de ódio online e desenvolver possíveis ferramentas de deteção e de combate do discurso de ódio, e de produção de contradiscursos.

“Este projeto tem assim três grandes objetivos, compreender o discurso de ódio online, mas também o contradiscurso, as contra narrativas que são produzidas em resposta ao discurso de ódio que existe em língua portuguesa. Esta é uma característica muito específica do kNOwHATE pois já existiam projetos financiados pela Comissão Europeia mas em outras línguas. Existe assim uma lacuna que nós pretendemos preencher”, conta.

Segundo Rita Guerra este projeto visa compreender o fenómeno do discurso de ódio online e dos contradiscursos, produzir mecanismos de deteção automática deste discurso e, principalmente, oferecer um conjunto de ferramentas que capacitem por uma lado as comunidades alvo de discurso de ódio e, por outro lado, os decisores políticos, para que estes desenvolvam medidas eficazes para combater este fenómeno.

O kNOwHATE – kNOwing online HATE speech: knowledge + awareness = TacklingHate é um projeto europeu financiado pelo programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.

Este projeto está a ser desenvolvido por um consórcio composto por quatro centros de investigação do ISCTE-IUL, dois centros de investigação do Instituto Superior Técnico, a Casa do Brasil de Lisboa, a ILGA, a SOS racismo, e a Comissão para a Igualdade e conta a Discriminação Racial.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | ISCTE | CIS

Scroll to top