psicologia,
90 seg

Ep. 1692 Carlos Barros – Mais Conexão estuda a dinâmica das famílias com filhos emigrantes

January 02, 2024

Este projeto estuda como as tecnologias de comunicação ajudam a encurtar as distâncias entre os familiares que ficam e os filhos que emigram.


Carlos Barros, investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), está a desenvolver o Mais Conexão, um projeto que visa estudar as dinâmicas de famílias com filhos emigrantes.

“O Mais Conexão é um projeto que pretende intervir junto de familiares em Portugal e os seus filhos e filhas emigrantes. O que nós pretendemos é entender a família numa perspetiva holística entre quem vai e quem fica nas emigrações”, conta.

Neste projeto foram realizados questionários e entrevistas que tiveram como ideia central perceber quais as normas e os valores que estas famílias com filhos emigrados valorizam, e como estes fatores influenciam o seu bem-estar, os níveis de stress, e a integração nas suas comunidades.  

O objetivo deste trabalho de pós-doutoramento foi dar continuidade ao estudo das dinâmicas entre os filhos que emigram e os pais que ficam, não apenas sob uma perspectiva de produção científica mas tendo também como intuito a comunicação de ciência.

Nesse sentido foi desenvolvido um manual de boas práticas destinado a técnicos de intervenção social e de saúde, mas também aos próprios emigrantes e às suas famílias.

Este manual propõe algumas práticas que ajudam a melhorar a comunicação e a promover boas relações com a família e com a sua comunidade.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UCP

Scroll to top