agricultura,
90 seg

Ep. 1599 Soraia Falcão – Estudo promove o mel de melada de carvalho do Parque Natural de Montesinho

July 13, 2023

O objetivo deste projeto é valorizar comercialmente a produção de mel de melada de carvalho.


Soraia Falcão, investigadora no Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e professora no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), participa no projeto AcornDew com o objetivo de promover o mel de melada de carvalho produzido no Parque Natural de Montesinho.

“No nosso grupo estamos focados principalmente na tecnologia apícula e na avaliação e caracterização dos produtos da colmeia. Quando falamos em produtos da colmeia estamos a falar em produtos como o mel, que é o mais conhecido, o pólen apícula, o pão de abelha, a própolis, o veneno de abelha, e a geleia real”, conta.

Neste momento, o grupo de Soraia Falcão está a colaborar com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) no projeto AcornDew com o objetivo de promover a sustentabilidade da floresta de carvalhos do Parque Natural de Montesinho, através da inovação e da valorização dos produtos do carvalho, em particular da bolota e do mel de melada de carvalho.

Esta equipa está a estudar a origem botânica do mel de melada de carvalho com o objetivo de o valorizar comercialmente e de o tornar mais atrativo, quer para os apicultores, quer para os consumidores.

“Queremos que tanto os produtores como os consumidores vejam que este é um mel com um grande interesse a nível nutricional e biológico”, remata.

O projeto AcornDew é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | CIMO

Scroll to top