história da ciência,
90 seg

Ep. 1600 Luís Tirapicos – Investigação estuda a influência de Tycho Brahe nos astrónomos e matemáticos ibéricos do século XVII

July 14, 2023

Tycho Brahe foi um influente astrónomo dinamarquês que registou o movimento das estrelas e dos planetas e cujo trabalho foi popularizado na Europa entre os séculos XVI e XVII.


Luís Tirapicos, historiador da ciência na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), está a estudar como a obra do astrónomo dinamarquês Tycho Brahe foi recebida na Península Ibérica durante o século XVII.

“Tycho Brahe foi um dos mais influentes astrónomos do último quartel do século XVI e durante todo o século XVII. Eu procuro estudar a forma como este autor foi recebido na Península Ibérica por astrónomos, matemáticos, filósofos, e cosmógrafos, sobretudo olhando para todo o tipo de fontes que existem sobre o tema desde fontes impressas como livros e manuscritos, à iconografia e aos próprios instrumentos deste astrónomo”, conta.

Um dos objetivos deste estudo é analisar as diversas anotações que surgem nos livros publicados na época e que mostram não só como o livro foi por vezes censurado ou corrigido pelos leitores, mas também como as obras de Tycho Brahe foram utilizadas, reutilizadas, e lidas durante todo este período.

Em particular, Luís Tirapicos foca a sua investigação no século XVII, altura em que a obra cosmológica e astronómica de Tycho Brahe foi apropriada por especialistas nessas matérias em toda a Europa, com foco nos especialistas ibéricos.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Wook | FCUL | CIUHCT

Scroll to top