neurociências,
90 seg

Ep. 1612 Hugo Alexandre Ferreira – Investigação usa interfaces cérebro-computador para ajudar a controlar a ansiedade.

September 12, 2023

Esta técnica recorre a um videojogo para ajudar os pacientes a treinar os circuitos neuronais associados com a ansiedade.


Hugo Alexandre Ferreira, professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigador no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB), está a usar interfaces cérebro-computador para ajudar no controlo da ansiedade.

“Do ponto de vista clínico existe hoje em dia uma prevalência muito muito grande de perturbações da ansiedade e da depressão. Com esta ferramenta nós usamos uma interface cérebro-computador e uma técnica de neurofeedback que já é usada na clínica desde a década de 1950 para atuar no contexto do controlo da ansiedade”, conta.

Estes equipamentos são capazes de ler a atividade elétrica cerebral do paciente e de transformá-la em elementos visuais e auditivos num videojogo.

Isto permite que o paciente comece a ganhar consciência sobre os seus processos mentais. Hugo Alexandre Ferreira descreve este processo como aprender a tocar um instrumento.

“Ao longo do tempo, tal como eu vou aprendendo a tocar um instrumento como por exemplo uma guitarra, consigo perceber se estou a tocar bem ou mal, se a nota sai mais ou menos desafinada. Com esta técnica eu consigo começar a tocar nos meus próprios botões mentais e a pensar de determinada maneira”, explica.

Mais concretamente esta técnica consegue ler e treinar a atividade de um circuito cerebral que está relacionado com a modelação da resposta emocional.

Ao aprender como este circuito funciona o paciente pode começar a regular as suas próprias emoções e a tomar melhores decisões e com melhor desempenho.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IBEB | FCUL

Scroll to top