saúde pública,
90 seg

Ep. 1613 Marta Laranjo – Projeto FoSaMed promove a segurança alimentar no Mediterrâneo

September 13, 2023

Este projeto está a trabalhar com instituições marroquinas para promover o ensino da segurança alimentar neste país do norte de África.


Marta Laranjo, investigadora no MED – Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento na Universidade de Évora (), está a desenvolver o projeto FoSaMed com o objetivo de promover e reforçar a segurança dos alimentos na região do Mediterrâneo.

O principal objetivo deste projeto é desenvolver um programa de mestrado conjunto com diferentes especializações em quatro instituições de ensino marroquinas.

Estas instituições de ensino vão ser apoiadas na implementação deste programa pela Universidade de Évora, que coordena o projeto, pela Universidade de Barcelona (Espanha) e pela União das Universidades do Mediterrâneo (UNIMED).

O FoSaMed vai apoiar estas universidades na formação de alunos especialistas em segurança dos alimentos em conjunto com a FENAGRI, uma associação de industriais do setor agro-alimentar.

Estes alunos vão trabalhar directamente com as empresas membros desta associação para melhorar a segurança dos alimentos, em particular nas cadeias curtas de abastecimento.

Neste momento o mestrado já se encontra acreditado e pronto para arrancar no ano letivo de 23/24. Está também a ser desenvolvido um MOOC (Massive Online Open Course) que vai estar disponível online para todos até ao final de 2023.

O projeto FoSaMed – Enhancing Food Safety in the Mediterranean é financiado no âmbito do programa europeu Erasmus+.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar |

Scroll to top