economia,
90 seg

Ep. 1617 Sónia Cunha – Investigação desenvolve modelo para contabilizar as entradas de massa na economia

September 19, 2023

Este modelo analisa as trocas de massa entre diferentes setores económicos assim como a saída de produtos para consumo final e exportações.


Sónia Cunha, investigadora no IN+ do Instituto Superior Técnico (IST), está a desenvolver um modelo que permite contabilizar as entradas de massa numa economia.

“O modelo que estou a trabalhar estuda os fluxos de massa na economia. Este modelo baseia-se em modelos já existentes para a contabilização dos fluxos monetários que permitem calcular o Produto Interno Bruto (PIB). Nós fazemos um paralelismo com esse modelo mas usando unidades físicas em massa que permitem contabilizar as entradas de massa na economia, as trocas entre setores económicos, e as saídas para consumo final, stock, e exportações”, explica.

Este modelo permite, por exemplo, contabilizar a extração doméstica da agricultura. Se usarmos como exemplo a produção de batatas, este modelo irá contabilizar a venda dessas batatas em toneladas do setor da agricultura ao setor da restauração, e o serviço prestado na venda dessas batatas ao consumidor final.

Desta forma é possível usar este modelo para contabilizar a produtividade dos recursos de cada setor económico e assim desvendar quais são os setores que têm o maior impacto na produtividade dos recursos a nível nacional.

Isto ajudará a perceber porque certos países têm um desenvolvimento mais sustentável do que outros, e a identificar quais os fatores económicos que estão por trás desse desenvolvimento.

Este modelo permite também identificar quais são as principais cadeias de valor em termos de massa, assim como os setores económicos que vão ter mais impacto no volume de massa que entra na economia.

Segundo Sónia Cunha, os resultados deste modelo são relevantes para a tomada de decisão quer por organizações públicas, como privadas, e poderão contribuir para uma melhor gestão dos recursos e para um melhor planeamento estratégico do desenvolvimento de determinados setores, tendo em conta as necessidades da população.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Google Scholar | IN+

Scroll to top