ciências do mar,
90 seg

Ep. 1618 Pedro Anastácio – Projeto LIFE INVASAQUA alerta para o impacto das espécies exóticas invasoras nos ecossistemas de água doce da Península Ibérica

September 20, 2023

Este projeto realiza cursos de formação e exposições sobre o impacto das espécies invasoras nos ecossistemas naturais.


Pedro Anastácio, professor no Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora () e investigador no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, participa no projeto LIFE INVASAQUA com o objetivo de promover a difusão de informação as espécies aquáticas invasoras em Portugal e Espanha.

Este projeto está a estudar as espécies exóticas invasoras em zonas de água doce interior como rios, lagos, e estuários na Península Ibérica.

Para comunicar o impacto que estas espécies têm nos ecossistemas nativos em Portugal e em Espanha foi desenvolvida uma exposição itinerante, assim como cursos de formação para vigilantes da natureza do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), a autoridade responsável por implementar as leis de proteção contra a proliferação de espécies exóticas invasoras.

Estão também a ser realizados inquéritos com o objetivo de perceber como as pessoas percecionam o problema das espécies invasoras e que tipo de comportamentos elas têm em relação a esta espécies.

Para Pedro Anastácio, o objetivo deste projeto de comunicação é medir o impacto destas ações de consciencialização na forma como as pessoas pensam sobre este tema, e verificar se estas medidas foram eficazes em alterar o seu comportamento.

O projeto LIFE INVASAQUA é financiado pelo programa LIFE.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | | MARE

Scroll to top