economia,
90 seg

Ep. 1630 Daniel Colares – Investigação cria instrumento para avaliar o impacto dos fundos europeus no desenvolvimento sustentável dos municípios

October 06, 2023

Este instrumento vai analisar 55 indicadores de sustentabilidade para avaliar a variação do desenvolvimento sustentável dos territórios em Portugal entre 2014 e 2020.


Daniel Colares, investigador na Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro (UA), está a desenvolver uma ferramenta que pretende avaliar o impacto dos fundos europeus no desenvolvimento sustentável dos municípios portugueses.

Coordenado por Sérgio Barreto este projeto consiste no desenvolvimento de um quadro metodológico que permita avaliar qual o impacto dos fundos estruturais e de investimento europeu no desenvolvimento sustentável dos municípios e regiões de Portugal.

A partir desta investigação será criado um índice de desenvolvimento sustentável ao nível local que possa ser utilizado para comparar diferentes municípios entre si.

O que este índice faz é mostrar qual o comportamento de um município em relação aos seus pares, tendo em conta as diferentes características de cada território.

Segundo Daniel Colares, como não existe um valor ideal de eficiência, este instrumento vai olhar para o município melhor posicionado no ranking de avaliação dos diferentes indicadores e definir as suas práticas como eficientes. Do lado oposto desta lista, o município com a pior classificação será usado como exemplo de falta de eficiência.

“Nós temos num extremo o município mais eficiente, e por outro lado, temos o menos eficiente, ou seja, temos um município que apesar de ter recebido bom financiamento e apesar de ter uma população acima da média, não conseguiu entregar resultados que lhe atribuíssem um maior índice de desenvolvimento sustentável”, reforça.

Este índice irá permitir não só classificar os diferentes municípios mas também gerar um guia de boas práticas para a gestão de fundos europeus tendo em consideração as características regionais, culturais, económicas, ambientais e demográficas de cada localidade.  

Este projeto intitula-se Impacto e Eficiência dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) no Desenvolvimento Sustentável das Regiões em Portugal e foi financiado pelo FEDER, no âmbito do Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT 2020).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | UA

Scroll to top