economia,
90 seg

Ep. 1704 Lina Lourenço-Gomes – Portugueses têm preferência por espumantes da região de Champanhe

January 18, 2024

O consumidor português de espumante é do género feminino, não se importa de pagar mais por um espumante da região de Champanhe e compra para oferecer.


Lina Lourenço-Gomes, professora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora no CETRAD – Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, traçou o perfil do consumidor português de espumante.

O objetivo deste projeto foi avaliar o perfil do consumidor português de espumante, os seus hábitos de compra e de consumo, determinar as preferências subjacentes ao comportamento de escolha, e avaliar quais as características mais importantes na disposição a pagar por um espumante.

O estudo mostrou que há uma maior predisposição a pagar por espumantes com a designação Champanhe, em comparação com outras regiões de origem. No sentido oposto, os consumidores estão dispostos a pagar um valor mais baixo por espumantes que não tenham designação de origem.

O grau de doçura do espumante foi também apontado como um fator mais determinante na compra do que a região de origem.

Podemos definir o consumidor português de espumante como uma pessoa do género feminino, que vive em zonas urbanas, com rendimento acima da média, e que compra para oferecer.

“Este é o nicho que valoriza mais o espumante no mercado nacional”, reforça.

O projeto Perfil do Consumidor Português de Espumante resultou de uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa em colaboração com investigadores da UTAD.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UTAD

Scroll to top