biologia,
90 seg

Ep. 1635 Edna Correia – Investigação estuda relação entre aves marinhas e peixes predadores no Arquipélago dos Bijagós

October 13, 2023

Foi identificado um pequeno peixe pelágico da família das sardinhas que serve como base alimentar para todo este ecossistema.


Edna Correia, investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), estudou a relação entre as aves marinhas e os peixes predadores no Arquipélago dos Bijagós na Guiné-Bissau.

Durante o seu doutoramento, Edna Correia estudou a relação entre as Gaivinhas e os Grajaus, sete espécies de aves-marinhas, e três peixes predadores. Para estudar o seu comportamento a investigadora analisou a dieta tanto das aves como dos peixes através da recolha de conteúdos estomacais, no caso dos peixes, e de dejetos e regurgitado, no caso das aves.

Estas amostras foram depois analisadas através de um método conhecido como DNA Metabarcoding que permite identificar o DNA das presas que estes animais consumiram.

Estes dados permitiram descobrir que há uma variação muito grande entre as diferentes espécies. Enquanto algumas aves não se associam aos peixes predadores, outras apenas se alimentam exclusivamente em zonas onde estes peixes atuam.  

No entanto, ao olhar para a dieta destes animais foi possível identificar uma presa comum tanto às aves com aos peixes. Esta presa é um peixe pelágico da família das sardinhas e parece ser o alimento mais importante para toda esta comunidade.

O facto de todos estes predadores dependerem de uma espécie principal de presa faz com que esta espécie seja muito importante neste ecossistema.

Esta pequena sardinha é central para este ecossistema funcionar, o que significa que quaisquer variações na quantidade e na abundância deste pequeno peixe pelágico terão um impacto profundo na estabilidade deste ecossistema.

Com este conhecimento será possível desenvolver ações de proteção para este peixe de forma a garantir que este ecossistema e as espécies que dele dependem não entre em colapso.

Saiba mais sobre a investigadora em: twitter | Google Scholar | Researchgate | FCUL | CESAM

Foto Edna Correia: L'Oreal 

Scroll to top